4 Ferramentas de organização que você precisa conhecer



Existem por aí centenas de ferramentas que prometem ajudar na organização de diferentes coisas, da mais simples à mais complexa, na versão paga ou gratuita. Seja um aplicativo de agenda, lista de tarefas, lista compras de supermercado ou ainda um sistema completo de gerenciamento de arquivos para um equipe inteira. As opções são muitas.


E, como fã de ferramentas, não pude deixar testar várias delas até achar as que mais atendessem as minhas necessidades. Então, nesse artigo, listo aqui as 4 ferramentas que mais utilizo para organizar minhas tarefas, conteúdos e compromissos do dia a dia.


1. Notion


Já postei aqui um artigo falando sobre como organizo meus estudos no Notion, vale a pena conferir. Mas, para você, leitora e leitor, que ainda não conhece ou nunca ouviu falar na ferramenta, o Notion é uma plataforma que permite organizar textos, documentos, imagens, agenda, tabelas e uma variedade de outras coisas de maneira prática, simples e eficaz.


Além disso, pode ser usado online ou través do aplicativo para celular e computador. O ponto positivo de instalar os aplicativos é que você pode consultar os conteúdos que salvou mesmo se estiver offline depois.



Para baixá-los, basta acessar o site, ir na seção de download e escolher entre iOS e Android ou Mac e Windows. Para celular, você também pode fazer o download facilmente indo direto nas lojas oficiais da App Store ou Play Store.



Outro ponto muito legal de compartilhar sobre o Notion, é que, no site, você encontra uma galeria de templates prontos para te ajudar na organização, ainda mais se for sua primeira fez utilizando a ferramenta.


2. Todoist


Todoist é uma ferramenta de organização de tarefas. Mas calma, a ferramenta vai além de uma lista simples de afazeres do dia. Isso porque você pode escolher o método de organização que mais combina com você. Gostaria de saber qual é o seu? No site, você encontra um Quiz para descobrir qual é o método de produtividade certo para você. Eles ainda te explicam sobre cada método de organização e produtividade e te ensinam como aplicá-lo na ferramenta.

Você pode separar as tarefas por projetos; gerenciar seu cronograma; dividir tarefas grandes e complexas em subtarefas; organizar tarefas por seções como "a fazer", "fazendo" e "feito"; classificar por nível de prioridade... enfim, inúmeras possibilidades.


Outro ponto positivo é que também existem os aplicativos para celular e computador. Para baixá-los, você pode acessar a página de download para desktop ou acessar diretamente as lojas oficiais da App Store ou Play Store.


A ferramenta também conta com extensões para Gmail, Outlook e Google Agenda. Basta fazer as integrações .


3. Trello


O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas e projetos no estilo de quadros e cartões. É excelente para se trabalhar com equipes e te ajuda a ter um bom gerenciamento de prazos e atividades e aumento de produtividade.


Você pode dividir tarefas de cartões maiores em etapas com visualização de anexos de arquivos, lembretes, checklists e comentários (incluindo reações com emojis).



Inicialmente, a ferramenta foi criada com base no método Kanban de produtividade, mas você não precisa necessariamente se apegar à esse método para utilizá-la.


No site, você pode explorar as formas de utilizar o Trello com dicas da própria ferramenta. Vale a pena testar e conferir o que tem por lá.


4. Google Agenda


Em último lugar, mas não menos importante, temos o Google Agenda. Essa é uma ferramenta do próprio Google e que eu, particularmente, utilizo demais para organizar meus compromissos do dia a dia.


Além de adicionar novos eventos, como reuniões e consultas médicas, por exemplo, você também pode adicionar tarefas do dia e lembretes. E tudo de modo muito simples, já que o Google tende a ser muito intuitivo nas suas interfaces.



Para encontrar a ferramenta, basta acessar a página principal do Google no computador, clicar no quadrado de bolinhas no canto superior direito e pronto. No celular, pelo menos para android, baixando o aplicativo na loja oficial da Play Store, você consegue adicionar o widget à página inicial e visualizar facilmente sua agenda sempre que necessário.


Por fim, essas foram as 4 ferramentas que utilizo para organizar minhas tarefas, conteúdos e compromissos do dia a dia. Gostou? Então compartilhe este artigo com seus amigos que também vão gostar de conhecer essas dicas.


Obrigado pela leitura e até o próximo artigo!

4 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Principais Categorias
Pesquisar por Tags
Posts em Destaque