Como organizo meus estudos no Notion



O Notion se tornou uma das ferramentas mais queridinhas do momento e, definitivamente, também entra na minha lista de favoritos. Isso porque a ferramenta permite organizar textos, documentos, imagens, agenda, tabelas e uma variedade de outras coisas de maneira prática, simples e eficaz. Um verdadeiro "xodó" de quem é fã de organização.


Conheci o Notion em 2020, quando procurava uma solução para a bagunça de textos e matérias de estudo da faculdade. Antes, os conteúdos que eu pesquisava e os resumos que eu fazia ficavam espalhados entre cadernos, documentos no word e notas do computador. E, algo que me incomodava muito era o fato de acumular cadernos e cadernos de estudo sem ter espaço para guardá-los. Sem falar no lixo que geramos ao descartá-los quando não são mais úteis,


Então, senti que o Notion foi um verdadeiro achado para mim. Lá, consigo centralizar meus estudos, anotações e documentos, além de organizar minha agenda e cronograma de entrega de trabalhos e exercícios. Hoje, não faço mais faculdade porque terminei minha graduação, mas continuo usando muito a ferramenta para organizar os meus cursos.


Nesse artigo, vou mostrar como organizo meus estudos no Notion e ensinar como você pode fazer o mesmo! Vamos lá?


1. Como e onde usar o Notion


A melhor parte dessa ferramenta é que pode ser usada online ou através do aplicativo para celular e computador. Eu recomendo que você instale os aplicativos porque vai facilitar a visualização, organização e edição dos conteúdos (e você pode consultar offline depois).


Para baixar o aplicativo, basta acessar o site, ir na seção de download e escolher entre iOS e Android ou Mac e Windows. Para celular, você pode baixar o aplicativo facilmente indo direto nas lojas oficiais da App Store ou Play Store. E pronto!


Com os aplicativos baixados, é só fazer o cadastro em poucos minutos com sua conta de e-mail e senha.



2. Crie sua página de Estudos


Dentro da conta no Notion, para criar uma nova página, o caminho é muito simples: no menu lateral esquerdo clique em "+ Add a page" ou "+ New Page" (basta seguir o sinal +). Pronto, nova página criada!



Agora, você pode escolher como vai chamar essa página principal onde vai centralizar os seus estudos.


Dentro dessa página principal, você pode escolher como vai organizar os temas e conteúdos. Eu começo separando por ano, então crio uma nova página para cada ano que passar, já que costumo fazer diferentes cursos e acho que assim fica muito mais fácil de me organizar. Mas, se não achar interessante, pode seguir para o próximo passo sem problema nenhum.


3. Separe os assuntos por temas


Essa dica facilita demais na visualização dos assuntos e ajuda bastante na hora de procurar um conteúdo sobre um tema específico.



Para criar o título do tema, clique em qualquer linha do espaço branco e, em seguida, clique no sinal "+" nessa mesma linha. Depois, clique em "Heading 2". Pronto, título criado, agora basta digitar o tema.



Você pode colorir ou grifar o título, assim como eu fiz, por selecionar o texto, clicar no "A" maiúsculo e selecionar a cor.


Agora, para criar as páginas dos cursos ou conteúdos que você estudar sobre aquele tema, é só seguir aquele mesmo esquema de clicar no sinal "+". Em seguida clique em "page" e terá sua página criada. Coloque o título com o nome do curso ou assunto que está estudando e aproveite para colocar todas as suas anotações lá.



4. Personalize!


Se você é uma pessoa visual, como eu, e gosta de deixar tudo bonito e apresentável, esse é o seu momento!


O Notion permite personalizar as páginas com ícones e imagens de capa - algo que eu particularmente amo, já que deixa o visual muito divertido.



Acima do título da página, você vai encontrar as opções: "Add icon" e "Add cover" - a primeira para adicionar um ícone e a segunda para adicionar uma imagem.


Para alterar o ícone, basta clicar em cima dele. Você terá as opções de escolher da própria galeria de ícones padrão do Notion, fazer o upload de uma imagem ou remover o atual. Se quiser colocar um ícone mais divertido, você pode procurar algum nos sites Flaticon (lá também tem stickers coloridos) ou Icons8.com e fazer o upload da imagem.


Para alterar a imagem de capa da página no Notion, clique ou passe o mouse sobre a imagem e, em seguida, clique em "change cover". Assim, você também poderá usar uma imagem da galeria, fazer o upload ou pesquisar alguma imagem no Unsplash (é um banco de imagens, mas apenas entende as pesquisas com palavras em inglês).


5. Explore a ferramenta


Essa é um dica simples, mas muito eficaz para aprender a usar qualquer nova ferramenta que você ainda não conheça. Explore os caminhos, as funções, as diferentes opções, faça testes... enfim, vire a plataforma do avesso! Só dessa maneira você verá na prática como cada coisa funciona.


...


Nesse artigo, mostrei como organizo meus estudos no Notion e ensinei de maneira prática como você pode fazer o mesmo. Essa ferramenta é muito útil e tenho certeza que vai fazer a diferença no seu dia a dia. Coloque as dicas em prática e aproveite para explorar a plataforma e suas outras funções - você vai encontrar muita coisa legal por lá.


Gostou do conteúdo e das dicas? Então compartilhe com seus amigos para que eles possam aprender também!


10 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Principais Categorias
Pesquisar por Tags
Posts em Destaque